Dayse Addario




CARREIRA MUSICAL

Nascida em Belém do Pará e comemorando 30 anos de carreira artística, a cantora Dayse Addario, em sua discografia já gravou um DVD e quatro CDs solos: “Monólogo Urbano” (2004), “Por Dentro da Noite Prata” (2008), BIG BENÇÃO (em 2011), este ao lado da Zarabatana Jazz Band, big band da qual é a solista e “Dois num Só” ( Prêmio SEIVA da Fundação Cultural do Pará em 2017).
Gravou também três singles com músicas de Natal: “Merry Christmas Baby" ,"Christmas Samba" e “Christmas Songs”. E ainda um EP Virtual : "Meu Presente de Natal",  com inéditas músicas natalinas, que contou com participações de compositores de vários pontos do Brasil.

Apresentou-se em elogiados espetáculos em teatros pelo país, com destaque, entre eles, para "Dayse In Blues e Outras Cores" , "Palavras", "Conduzindo-me", "Como Quem Rastreia os Mapas", "Cidades do Jazz", "Quando Jazz Inteira" e ”Melodia das Chuvas”.

Foi solista do Cd do Quinteto de Jazz da Banda Sinfônica Municipal em 2005. Também apresentou-se ao lado da Amazônia Jazz Band no Teatro da Paz, tendo participado do DVD Na Corda Bamba" do Zarabatana Jazz Combo em 2010.
Em 2011 realizou turnês com o Projeto "Cidades do Jazz". de shows e workshops em vários  municípios paraenses, pela CONEXÃO VIVO.
Ao lado do violonista, compositor arranjador Ziza Padilha à frente da  Zarabatana Jazz Band e sob a regência da maestrina Cibelle Jemima, a cantora apresentou-se em eventos como o do Festival Cultura de Verão promovido pela Funtelpa em Bragança, Programação Cultural de aniversário de Belém, IV Encontro de Metais da Amazonia, 39 ENARTE, Mostra Terruá Pará em 2013 (tendo recebido elogiosas referências em matéria veiculada internacionalmente pela Globo News) e muitos outros.

Conhecida como Miss Blues, a cantora é considerada a dama do jazz paraense. Neta de italianos, além do jazz, também canta a música italiana. Apaixonada por música portuguesa, de igual modo apresenta-se em shows de fado.

Atualmente, prepara-se para lançar seu quarto CD, o “Melodia das Chuvas”, ao lado da Zarabatana Jazz Band, com o patrocínio do Banco da Amazônia, através da Lei Rouanet, em comemoração aos seus 30 anos de carreira.


FORMAÇÃO E ATUAÇÃO COMO EDUCADORA MUSICAL

Dayse Addario, estudou Canto Lírico no Conservatório Carlos Gomes, tendo participado como corista da Ópera Elixir do Amor.

Graduada em Música pela UEPA com Especialização em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, organizou e dirigiu, por dois anos, a EMBS-Escola de Música Blindados no Senhor em Belém.

Estudou Improvisação no Jazz e Blues na Escola Ian Guest no Rio de Janeiro. É Professora de Canto Popular, tendo sido a pioneira neste ensino em Belém ao ministrar as primeiras oficinas de canto popular pelo IAP e Emufpa em 2000.

É Assistente Social, Especialista em Instrumentação Técnico-Metodológica em Serviço Social, tendo trabalhado por 32 anos na FASEPA, atendendo crianças em situação de risco social e adolescentes em conflito com a lei.

Em 2010 escreveu o Projeto Música e Cidadania de Educação Musical de Pessoas com Deficiência, numa parceria entre APPD e FCG, o qual coordenou durante dois anos;

Pela UFPA, atuou como Professora de Produção Cultural na Linguagem Musical pelo PRONATEC e pelo PARFOR (UFPA) e Técnica Vocal pelo Multicampiartes (professora convidada).

Ao lado de Ziza Padilha, atua como Produtora Executiva da Zarabatana Produções onde, além de gravações de jingles e CDs, também produz Projetos Culturais como: Belém Autoral, Uma Janela para o Rio, Ao Por do Sol e Música no Parque, em vários pontos da cidade, apresentando diversos artistas paraenses.


RECONHECIMENTO E PREMIAÇÕES

*Melhor Cantora pelo voto popular no I Prêmio Cultura de Música do Pará, promovido pela Funtelpa,
em 2005;
*Prêmios concedidos pelo Baile dos Artistas: "Destaque da Música" em 2005 e "Reconhecimento pelo Conjunto de Obras Musicais" em 2011;
*Diploma e Medalha de Mérito Cultural e Patrimônio de Belém pela Câmara dos Vereadores, pelos
serviços prestados à cultura de nosso município (2009);
*Troféu concedido pela Universidade Federal do Pará pelos anos de dedicação ao Projeto Mostra de Intérpretes de MPB da Emufpa (2010);
*Premiações como Melhor Intérprete em muitos festivais da canção por todo o país. Mais recentemente, por dois anos consecutivos (2015 e 2016), foi premiada ao lado de Ziza Padilha no 50° e 51° Festival da Canção em Paranavaí-PR



LINKS NA NET








Nenhum comentário: